Não é preciso falar que o mundo está mudando – no mínimo, isso você já percebeu. Mas é possível entender melhor o momento atual e explorar os temas que estão despontando como tendências no mundo para acompanhar essa nova fase.
No último HackTown, os palestrantes falaram sobre o que esperar do futuro, sempre recomendando livros, documentários, eventos e até estudiosos das mais variadas áreas que ajudaram eles mesmos a compreender o mundo e para onde ele está indo. Algumas dessas recomendações, você encontra abaixo:
1.Todo mundo mente, Seth Stephens-Davidowitz
Ex-cientista de dados do Google, Stephens Davidowitz escreveu esse livro, em que conta como os dados colhidos pela ferramenta provam que as pessoas falam e fazem coisas diferentes, e até que têm uma percepção distorcida do mundo.
2.Elon Musk
O fundador da Tesla é, no mínimo, polêmico. Mas uma coisa é inegável: ele não tem medo de testar e explorar novas tecnologias e tem desenvolvido novos produtos que vão mudar para sempre a nossa relação com os cenários à nossa volta. De carros elétricos e autônomos até o Neurolink – um chip implantado na cabeça das pessoas e que permite a transmissão de pensamentos com sentido -, ele terá um papel fundamental na forma como todos vivem daqui para a frente.

3.Black Mirror, Netflix
A série da Netflix já é bastante famosa, mas isso não significa que ela não mereça um segundo olhar. A trama mostra muito da relação que as pessoas têm com a tecnologia e serve para analisar dois vieses diferentes: o primeiro, mostra o ponto de vista humano, como as pessoas se relacionam com essas tecnologias. O segundo revela um lado mais obscuro, em que a tecnologia é um reflexo de uma mentalidade auto-destrutiva.
4.“O MUNDO MUDOU… bem na minha vez”, Dado Schnider
Autor, palestrante e estudioso da Geração Z, Schnider coloca no seu primeiro livro uma série de provocações sobre as relações pessoais e profissionais – tudo isso, em uma tentativa de trazer o máximo de pessoas possíveis para o século XXI, ajudando a questionar padrões e colaborar para uma mentalidade contemporânea e atual.
5.Sociedade 5.0
O mundo está, aos poucos, saindo da tecnologia 4.0 e entrando de cabeça no mundo do 5G. Essa evolução já está dando os primeiros sinais – se você usa o Uber, o Nubank ou a Netflix, já está integrando a tecnologia ao seu dia a dia. Mas o 5G vai além. São aplicativos e tecnologias que ajudam a melhorar o bem-estar humano, sua saúde, sua forma de locomoção e o uso do espaços. Vão de consultas e exames médicos feitos com precisão, à distância, à viagens do Brasil à Europa em poucos minutos. Sempre com o objetivo de melhorar a convivência social.
6.Sociedade do cansaço, Byung-Chul Han
Por que as pessoas estão tão cansadas? Por que a depressão se tornou o ‘mal do século XXI’? São esses assuntos que o filósofo aborda no livro Sociedade do Cansaço. O objetivo é ajudar os leitores a compreenderem quais são as principais questões do momento atual e onde buscar saídas efetivas.
7.Privacidade Hackeada, Netflix
Esse é um documentário que explora o escândalo de hackers da Cambridge Analytica, mas, se você tem uma conta em qualquer rede social, vai se interessar pela forma como o filme mostra o uso de dados colhidos na internet e como eles têm efeito offline – afetando, inclusive, processos democráticos.
8.21 Lições para o século XXI, Yuval Noah Harari
O que podemos fazer para melhorar o mundo em que vivemos? Essa é a pergunta que permeia o livro de um dos autores mais relevantes do momento: Yuval Noah Harari. No livro, ele trata dos desafios em manter o foco coletivo e individual diante de mudanças tão disruptivas.

9.Brené Brown
Vulnerabilidade é a palavra que vem à mente quando se fala em Brené Brown. Autora do livro A Coragem de Ser Imperfeito, ela explica como as pessoas passaram boa parte da vida escondendo o que sentem e que a vulnerabilidade, expor os sentimentos, é um caminho para melhorar o relacionamento entre as pessoas.
10.Burning Man
Para quem vê de fora, o Burning Man pode parecer só um grande festival de música eletrônica, mas é mais do que isso. A proposta do evento tem um cunho social muito forte: é um experimento, em que o público ajuda na construção de uma cidade sustentável por alguns dias, onde o dinheiro e os papéis sociais não são o foco principal, mas, sim, as relações entre as pessoas e o senso de comunidade.
Quer mais? Visite a nossa página de bases conceituais para uma mentalidade consciente.