10 dicas de livros, conceitos, documentários e pessoas para entender o momento atual

Foto: Jaredd Craig / Unsplash
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Tempo de Leitura: 3 minutos
Se você busca entender melhor o momento de transição pelo qual o mundo está passando, os palestrantes do último HackTown indicaram uma série de conteúdos interessantes. Confira!

Não é preciso falar que o mundo está mudando – no mínimo, isso você já percebeu. Mas é possível entender melhor o momento atual e explorar os temas que estão despontando como tendências no mundo para acompanhar essa nova fase. 

No último HackTown, os palestrantes falaram sobre o que esperar do futuro, sempre recomendando livros, documentários, eventos e até estudiosos das mais variadas áreas que ajudaram eles mesmos a compreender o mundo e para onde ele está indo. Algumas dessas recomendações, você encontra abaixo: 

1.Todo mundo mente, Seth Stephens-Davidowitz

Ex-cientista de dados do Google, Stephens Davidowitz escreveu esse livro, em que conta como os dados colhidos pela ferramenta provam que as pessoas falam e fazem coisas diferentes, e até que têm uma percepção distorcida do mundo. 

2.Elon Musk

O fundador da Tesla é, no mínimo, polêmico. Mas uma coisa é inegável: ele não tem medo de testar e explorar novas tecnologias e tem desenvolvido novos produtos que vão mudar para sempre a nossa relação com os cenários à nossa volta. De carros elétricos e autônomos até o Neurolink – um chip implantado na cabeça das pessoas e que permite a transmissão de pensamentos com sentido -, ele terá um papel fundamental na forma como todos vivem daqui para a frente.  

Elon Musk
Foto: Instagram / Elon Musk

3.Black Mirror, Netflix

A série da Netflix já é bastante famosa, mas isso não significa que ela não mereça um segundo olhar. A trama mostra muito da relação que as pessoas têm com a tecnologia e serve para analisar dois vieses diferentes: o primeiro, mostra o ponto de vista humano, como as pessoas se relacionam com essas tecnologias. O segundo revela um lado mais obscuro, em que a tecnologia é um reflexo de uma mentalidade auto-destrutiva. 

4.“O MUNDO MUDOU… bem na minha vez”, Dado Schnider

Autor, palestrante e estudioso da Geração Z, Schnider coloca no seu primeiro livro uma série de provocações sobre as relações pessoais e profissionais – tudo isso, em uma tentativa de trazer o máximo de pessoas possíveis para o século XXI, ajudando a questionar padrões e colaborar para uma mentalidade contemporânea e atual. 

5.Sociedade 5.0

O mundo está, aos poucos, saindo da tecnologia 4.0 e entrando de cabeça no mundo do 5G. Essa evolução já está dando os primeiros sinais – se você usa o Uber, o Nubank ou a Netflix, já está integrando a tecnologia ao seu dia a dia. Mas o 5G vai além. São aplicativos e tecnologias que ajudam a melhorar o bem-estar humano, sua saúde, sua forma de locomoção e o uso do espaços. Vão de consultas e exames médicos feitos com precisão, à distância, à viagens do Brasil à Europa em poucos minutos. Sempre com o objetivo de melhorar a convivência social. 

6.Sociedade do cansaço, Byung-Chul Han

Por que as pessoas estão tão cansadas? Por que a depressão se tornou o ‘mal do século XXI’? São esses assuntos que o filósofo aborda no livro Sociedade do Cansaço. O objetivo é ajudar os leitores a compreenderem quais são as principais questões do momento atual e onde buscar saídas efetivas. 

7.Privacidade Hackeada, Netflix 

Esse é um documentário que explora o escândalo de hackers da Cambridge Analytica, mas, se você tem uma conta em qualquer rede social, vai se interessar pela forma como o filme mostra o uso de dados colhidos na internet e como eles têm efeito offline – afetando, inclusive, processos democráticos. 

8.21 Lições para o século XXI, Yuval Noah Harari

O que podemos fazer para melhorar o mundo em que vivemos? Essa é a pergunta que permeia o livro de um dos autores mais relevantes do momento: Yuval Noah Harari. No livro, ele trata dos desafios em manter o foco coletivo e individual diante de mudanças tão disruptivas. 

Yuval Noah Harari
Yuval Noah Harari (Foto: Instagram / Yuval Noah Harari)

9.Brené Brown

Vulnerabilidade é a palavra que vem à mente quando se fala em Brené Brown. Autora do livro A Coragem de Ser Imperfeito, ela explica como as pessoas passaram boa parte da vida escondendo o que sentem e que a vulnerabilidade, expor os sentimentos, é um caminho para melhorar o relacionamento entre as pessoas.

10.Burning Man

Para quem vê de fora, o Burning Man pode parecer só um grande festival de música eletrônica, mas é mais do que isso. A proposta do evento tem um cunho social muito forte: é um experimento, em que o público ajuda na construção de uma cidade sustentável por alguns dias, onde o dinheiro e os papéis sociais não são o foco principal, mas, sim, as relações entre as pessoas e o senso de comunidade. 

Quer mais? Visite a nossa página de bases conceituais para uma mentalidade consciente.

0 0 vote
Article Rating
TAGS:

RECEBA A Coexiste.info no seu E-mail

.Conteúdos relacionados

.Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

5 filmes que te ensinam sobre a nossa existência

Encontramos no cinema obras que nos ajudam a olhar para a vida e a nossa realidade com outros olhos. Confira!
Leia mais

O que é a Mente

A Mente é o atributo do Espírito que coloca em ação a sua condição criativa.
Leia mais

Especial HackTown 2019

Nossa equipe esteve em Santa Rita do Sapucaí para trazer para você o que rolou de melhor em um dos eventos de inovação mais importantes do pais
Leia mais

O teatro como ferramenta de transcendência

A Coexiste Teatro une o treinamento da consciência existencial aos princípios das artes cênicas para que atores profissionais exerçam a sua função com máxima relevância.
Leia mais