Como entender o mundo atual a partir da sabedoria? 

Tempo de Leitura: 6 minutos
A conexão entre as pessoas, a melhoria das relações, o medo da inutilidade, a necessidade de adaptação rápida são alguns dos aspectos da pandemia que o Coexiste.Info se propõe a olhar e refletir sobre como passar por isso de uma forma mais consciente 

Que o mundo não será mais o mesmo depois da pandemia já é algo sabido e aceito. O que as pessoas estão chamando de novo normal se baseia no fato de o que o mundo de janeiro não existe mais, e todo mundo sente, vê e entende que na saída da pandemia encontraremos um novo mundo, e estamos, juntos, descobrindo a cada dia como ele será. Ele se desenha a cada mudança, e não importa em que esfera: se são mudanças internas, pessoais, conscienciais, sociais, universais. 

A pandemia não trouxe só o alerta com a saúde pública mundial, e os cuidados decorrentes disso, mas antecipou de forma acelerada mudanças sociais profundas que estavam sendo previstas no últimos meses para os próximos anos. Se o avanço da tecnologia pedia por um desenvolvimento de consciência na mesma proporção, lidar com o coronavírus, o isolamento social e seus impactos no trabalho, na economia, no consumo, no comportamento, nas relações, na educação, na saúde física e mental da população pede que estejamos mais abertos do que nunca para lidar com essa situação de forma objetiva, realista e produtiva. 

A adaptação acontece mais facilmente quanto mais aberto se está para ela, quanto menos se apega ao que era, e nos abrimos para entender o contexto, em cada momento. As habilidades apontadas como cruciais para o futuro tornaram-se essenciais agora: lidar com cenários complexos, flexibilidade para se adaptar às mudanças, saber ouvir, colaborar, aprender a aprender, empatia e visão sistêmica são algumas delas. Desenvolver consciência sobre a unidade, a interdependência entre as pessoas, ou seja, compreender na prática a sabedoria deixada por seres de altas consciências, já era uma demanda apontada pelos futuristas

Agora, de alguma maneira, as pessoas, em todo o mundo, entenderam na prática essa interdependência, sabem o valor das relações e a dificuldade de aprofundá-las. Viram seu discernimento de valor mudar, e a importância de conseguir se comunicar para fugir da solidão. E não importa sob qual perspectiva se olhe, o ponto comum apontado tem sido o desenvolvimento de uma nova mentalidade para se desenhar um novo mundo. 

Em meio a tudo isso, nós do Coexiste.Info decidimos lançar uma série de conteúdos para ajudar a entender esse momento pelo qual estamos passando, e trazer visões aprofundadas sob a perspectiva do desenvolvimento de consciência, e como isso pode ajudar neste momento. Aqui na Coexiste, a cada dia estão rolando novos conteúdos, e temos visto nossos alunos atuando com um posicionamento muito aberto para conseguir compreender e atuar no mundo de forma a atender as demandas que surgem, e ajudar os outros a compreenderem este momento também. Queremos compartilhar isso com vocês. 

Listamos aqui alguns aspectos deste momento que levantamos para olhar com mais profundidade a cada conteúdo:

O novo normal

A pandemia trouxe muitas mudanças no nosso jeito de viver, de consumir, de trabalhar, de se relacionar. Ninguém sabe o que vem pela frente, mas uma coisa é certa, a gente não vai voltar para o mesmo mundo. O novo normal é a expressão do momento. Que mudança veio para ficar? E o impacto nas relações? Por quanto tempo sentiremos os efeitos disso? 

Uma mentalidade para construir um novo mundo  

Quando olhamos as análises feitas neste momento, entende-se que o passado não serve como referência para este momento. A cada dia são novas informações que surgem, mas ainda sem um horizonte para uma solução definitiva. E certamente, muitas mudanças que estão ocorrendo em função da pandemia, podem vir pra ficar. Acompanhar essas mudanças exige uma nova mentalidade, um novo jeito de pensar o mundo, a partir de novas bases. 

Adaptação rápida

A capacidade de se adaptar rapidamente a um novo jeito de viver. A vida passou a ser de outro jeito de um dia para o outro,nos negócios, na forma de viver. A mentalidade aberta é o que ajuda, e como treinar isso? 

Um novo discernimento de valor

Com as mudanças, e com as dificuldades de economia, também tem mudado a percepção de valor das coisas. Os itens de consumo mudaram, conforto passou a ser uma nova pedida, e prezar pela vida e saúde. Qual é o valor real das coisas? São relativos, ou tem algo que não perde valor nunca, em qualquer circunstância? Como discernir em que investir seu tempo neste momento?

A nova relação com o tempo

Sem a necessidade de se deslocar, você pode estar em lugares distintos em muito pouco tempo. A produtividade parece ter mudado, e é possível fazer muito mais no mesmo tempo. Ou até não fazer nada. Quais os impactos disso? 

A importância de seguir orientação

Existem orientações claras sendo dadas sobre a contenção da pandemia e o achatamento da curva de transmissão da covid-19, e se entende que uma ação equivocada nesse contexto pode resultar em consequências graves. A mudança da perspectiva individual para a coletiva ajuda na hora de seguir a orientação? O que dificulta? E o quanto a experiência de buscar a orientação de alguém que tem mais lucidez, nos ajuda no dia a dia? 

O mundo conectado e a sua importância nele

Embora o negacionismo seja um traço comum em momentos de crise, já não dá para negar que essa crise está próxima de você. E mudar o foco de visão para um pensar mais coletivo e não individual já está acontecendo. O que cada um faz reflete no que beneficia a todos. O quanto a consciência da importância que cada um tem no cenário pode trazer entendimentos relevantes para todos?

À espera de um milagre?

Especialistas falam sobre o quanto as pessoas buscam uma solução milagrosa para resolver uma questão como a que estamos vivendo. Um remédio miraculoso, uma solução divina, um herói nacional… Qualquer que seja a justificativa, a busca é por uma resolução que seja resolvida pelo externo – é uma retirada da própria responsabilidade e titularidade diante de uma situação. Essa resposta, porém, não é efetiva, e estamos vendo a necessidade de cada um assumir o seu papel e buscar soluções definitivas para as questões que vivemos. Um caminho é, sim, buscar a real compreensão do termo “milagre”: uma mudança no sistema de pensamento. 

O medo da inutilidade 

Muitas atividades foram reolhadas, e o que não é essencial sofreu impactos com o isolamento social. A identificação com o que se faz pode trazer questionamentos sobre a utilidade no cenário. Pois bem, vamos falar sobre isso e compreender onde a utilidade está.  

Uma nova era

Do ponto de vista espiritual e consciencial, muitas leituras estão surgindo sobre esse ser um momento definitivo para a Terra, como mudança de vibração e de frequência. O que isso representa afinal? 

Isolamento

Nos vimos obrigados a não ter mais proximidade física com as pessoas, e isso nos fez repensar o quanto de valor damos às nossas relações e o quanto esse contato é importante ou não nas nossas vidas. O quanto preciso me conectar com o outro para sair da solidão? E o que é essa conexão? Onde ela acontece?

Como lidar com o que eu penso?

A pandemia tirou as nossas distrações, ou pelo menos as limita. Distrações em termos de foco. Se antes você vivia com uma agenda cheia de afazeres e com pouco tempo para lidar com sensações e pensamentos incômodos ao longo do dia, agora, em casa, e com uma agenda mais limitada, as sensações e pensamentos podem ter ficado mais evidentes. Como lidar com elas? 

As relações em casa

A convivência ficou muito próxima. Sem ter tempo de ficar longe, quem não estava acostumado a passar o dia junto, agora passa. Nisso, como ficam as dificuldades no relacionamento? As relações estão sendo reconstruídas? Como? Ou você está vendo coisas nessa convivência que não gostaria? O quanto você compreende quem está diante de você? Como tornar essas relações experiências mais profundas e carinhosas?

Momento de conversar

Para passar por esses dias e a distância, nos restam as videoconferências, mas quando se liga a câmera sem motivo aparente, não existe nada além de uma boa conversa. Quando nos encontramos fisicamente, tem a comida, a bebida, o cachorro, as crianças, a TV… No olho no olho, na câmera, mesmo que se fale amenidades, ali tem só a relação, você e as pessoas, e não dá pra falar todo mundo ao mesmo tempo. Como aproveitar as conversas? E que efeito isso tem nas relações? 

A arte e o retrato da pandemia

Lives de shows, músicas novas sobre a pandemia, novos vídeos… como usar essa ferramenta para entender o momento? 

Autocuidado

Cuidar de si tanto física quanto mentalmente tem sido uma demanda nos últimos meses, como tornar isso algo prazeroso e importante? 

O conforto mais presente

Fones confortáveis, roupas confortáveis, um espaço confortável… as pessoas estão mudando os itens de compras focadas nisso e pensando nos seus espaços, de maneira que fiquem bonitos, confortáveis e funcionais. 

 

Enfim, estes são alguns aspectos que levantamos para aprofundar, a partir da próxima semana, e podemos construir isso junto com vocês. Que aspectos vocês gostariam de saber mais ou que estão pensando sobre e tentando achar respostas? Podem ser até novos que não foram citados aqui. Podemos olhar juntos para isso. 

 

0 0 votes
Article Rating
TAGS:

RECEBA A Coexiste.info no seu E-mail

.Conteúdos relacionados

Distanciamento social

Tão longe, tão perto

Tempo de Leitura: 7 minutos O distanciamento social tem sido uma grande oportunidade de reolhar os relacionamentos e entender onde as conexões acontecem. Não ter medo de mudar o que se pensa é o início desse processo

Leia Mais »

.Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Marquinhos
Marquinhos
5 de maio de 2020 15:55

Essa discussão nunca foi tão fundamental! Parabéns à Coexiste.info por esta incrível e oportuna iniciativa.

2
0
Would love your thoughts, please comment.x

5 filmes que te ensinam sobre a nossa existência

Encontramos no cinema obras que nos ajudam a olhar para a vida e a nossa realidade com outros olhos. Confira!
Leia mais

O que é a Mente

A Mente é o atributo do Espírito que coloca em ação a sua condição criativa.
Leia mais

Especial HackTown 2019

Nossa equipe esteve em Santa Rita do Sapucaí para trazer para você o que rolou de melhor em um dos eventos de inovação mais importantes do pais
Leia mais

O teatro como ferramenta de transcendência

A Coexiste Teatro une o treinamento da consciência existencial aos princípios das artes cênicas para que atores profissionais exerçam a sua função com máxima relevância.
Leia mais