5 dicas para você se relacionar melhor com as pessoas

Foto: Timon Studler
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Tempo de Leitura: 4 minutos
Se você quer se relacionar com as pessoas, o primeiro passo é entender que elas não são gerenciáveis e o seu papel nesse contexto é observar

Você já teve dúvidas de como se relacionar com as pessoas? Já sentiu dificuldades em lidar com os seus pais, amigos próximos, com o seu chefe no trabalho ou até com o atendente do mercado? 

Sim, relacionamentos podem parecer complicados se você não souber por onde começar. Por isso, selecionamos cinco perguntas sobre o assunto no programa Coexiste Responde, além das respostas de Kaw Yin Yan Yin, fundadores da escola, para ajudar você a ter relacionamentos mais leves e verdadeiros no seu dia a dia. 

Dica 1: aceite que as pessoas não são gerenciáveis

como se relacionar

Por que temos vontade de controlar as situações e as pessoas? Você tem a necessidade de que as coisas sejam feitas do seu jeito, pois, perceba, você já entra nas cenas para confirmar o que pensa previamente. A única coisa que você controla é a sua percepção: a maneira que você vê o mundo, as pessoas, a maneira que você interpreta as cenas. Você controla a sua percepção para confirmar o que você pensa sobre você. Então, em vez de controlar, observe. E, se sentiu coisas na cenas, use isso para localizar o que tem pensado, e desistir disso. 

Dica 2: aprenda a gostar de você

Como lidar com a fobia social? “Quanto menos você se relaciona, mais é sinal de que você está descontente com você”, dizem Kaw Yin Yan Yin. “Você não quer se expor no relacionamento com as pessoas e também não quer usufruir do prazer do relacionamento. Não existe prazer maior do que a comunicação perfeita com as pessoas, quando você retira as barreiras da comunicação com alguém e conversa de ser pra ser. Quando você conversa a partir de uma condição que lhe é natural, que é a condição de unidade, essa sensação é incomparável. E para você curtir isso, para você aceitar essa coisa incrível que é a comunicação perfeita, acabar com a separação na mente, você tem que gostar muito de você”.

Dica 3: sem afeto não há relacionamento

Como lidar com a falta de interesse em se relacionar com pessoas, principalmente no sentido afetivo? Não existe relacionamento que não seja afetivo. Sem afeto não há relacionamento, seja qual for o tipo. Se você amar todas as pessoas, você vai ter interesse por elas e ouvir muito – você vai ser um excelente ouvinte, mas precisa ter interesse por elas primeiro. E, aí, cada vez você vai amá-las mais intensamente. Se interesse pelas pessoas, isso vai mudar sua vida. Quando você menos perceber, você vai estar adorando se relacionar com elas e agradecendo pela presença delas na sua vida.

Dica 4: para se relacionar, seja profissional o tempo todo

Como ser profissional com quem não trata você da mesma forma? Você não pode esperar que a pessoa trate você do mesmo jeito que você a trata. Muito pelo contrário. Você, que sabe disso, vai ter que atuar profissionalmente com qualquer pessoa, em qualquer situação. E o que é atuar profissionalmente? É ter uma visão neutra, em que você fica no presente, sem julgar, sem emitir opinião, apenas observando e sendo útil na cena. Estar no presente é estar sem julgar, é como um estado meditativo. Você nunca precisa sair do profissionalismo porque a pessoa não está sendo profissional. Se depender disso, você não vai ser profissional nunca. A maioria das pessoas no mundo não são profissionais, mas você vai ensinar as pessoas, você vai ensinar e demonstrar.

Dica 5: preste atenção no que está na sua mente

O que fazer se as pessoas me rejeitam? Quando você está vivendo uma situação de rejeição, preste bem atenção: essa rejeição não vem de fora. Veja se a rejeição não está na sua mente e você vai apenas confirmá-la nas cenas. Quem rejeita, sente a rejeição. E mesmo que a pessoa esteja rejeitando você, ela está rejeitando a possibilidade de mudar de ideia, por exemplo. Primeiro, preste atenção para ver se não tem rejeição na sua mente, se não é você que está rejeitando ou se sentindo rejeitada, porque se sentir rejeitada e rejeitar é a mesma coisa. É ideia de rejeição na mente. Se você sente que alguém está rejeitando você, mas você está sentindo aceitação, você nem vai reconhecer isso como rejeição, você vai querer ajudar a pessoa. 

TAGS:

RECEBA A Coexiste.info semanalmente no seu E-mail

.Conteúdos relacionados

Onde mudanças efetivas acontecem

Tempo de Leitura: 7 minutos A necessidade de mudança é um fato, e ela depende de consciência sobre quem somos e sobre como podemos fazer escolhas diferentes. A Coexiste tem trabalhado por isso e neste momento está abrindo novas turmas

Leia Mais »

.Deixe o seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
[adinserter block="1"]

5 filmes que te ensinam sobre a nossa existência

Encontramos no cinema obras que nos ajudam a olhar para a vida e a nossa realidade com outros olhos. Confira!
Leia mais

O que é a Mente

A Mente é o atributo do Espírito que coloca em ação a sua condição criativa.
Leia mais

Especial HackTown 2019

Nossa equipe esteve em Santa Rita do Sapucaí para trazer para você o que rolou de melhor em um dos eventos de inovação mais importantes do pais
Leia mais

O teatro como ferramenta de transcendência

A Coexiste Teatro une o treinamento da consciência existencial aos princípios das artes cênicas para que atores profissionais exerçam a sua função com máxima relevância.
Leia mais