5 filmes que te ensinam sobre a nossa existência

Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Tempo de Leitura: 3 minutos
Encontramos no cinema obras que nos ajudam a olhar para a vida e a nossa realidade com outros olhos. Confira!

“A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida”, disse Oscar Wilde. Mas, se aprendemos qualquer coisa com o cinema, é que ele tem a capacidade de colocar na telona exatamente aquilo que liga a vida e a arte.  

Por isso, selecionamos cinco filmes que nos ensinaram sobre a existência, a realidade e o relacionamento verdadeiro. Coloque na sua lista para assistir no próximo fim de semana de maratonas e aproveite! 

Lucy (2014)

“Eu estou em todos os lugares”. Essa é uma das frases mais marcantes do filme, que representa o entendimento da personagem principal, Lucy, interpretada por Scarlett Johansson, de que todas as coisas e pessoas, na verdade, são unas. Só por isso ela consegue dizer a fala com confiança: tudo aquilo que tem vida faz parte dela, porque ela é a própria vida. Em uma cena bastante marcante, Lucy “rebobina” as cenas até chegar a uma célula, em uma demonstração da ideia de unidade.  

Matrix (1999)

Quantas vezes você já questionou a sua própria realidade? É com essa pergunta que Neo, papel de Keanu Reeves, se depara no filme Matrix. O longa, um clássico do cinema, mostra como o personagem busca respostas para o que ele entende como a vida real e descobre que, na verdade, o mundo como ele conhece não passa de uma grande ilusão. A partir daí, ele começa um treinamento de transcendência, até desapegar totalmente da ilusão e ter domínio sobre ela, lidando com os cenários como são, na certeza de que ele é inameaçável. 

Irmão Sol, Irmã Lua (1972)

A partir daqui temos filmes que contam histórias reais, de quem se dedicou a ensinar sobre a Vida. 

Você conhece a história de São Francisco de Assis? Este filme, dirigido por Franco Zeffirelli, mostra como Francisco experimentou tudo o que o mundo tinha a oferecer e percebeu que isso não o preenchia. Voltando da guerra, ele entrou em contato com o sofrimento humano e, depois de um momento de catarse, entendeu que tinha uma missão: libertar as pessoas das suas dores através do cuidado, da gentileza e demonstrando o desapego às coisas mundanas. Uma verdadeira aula do que é ser verdadeiramente motivado pelo cuidado e o desejo genuíno de ajudar as pessoas e compreendê-las. 

Paulo, o Apóstolo de Cristo (2018)

Os ensinamentos que Jesus trouxe para o mundo nunca foram esquecidos e podem, sim, ser praticados, mesmo anos depois da sua morte. É o que nos mostra o filme Paulo, o Apóstolo de Cristo. Nele, vemos a determinação de Paulo em seguir os ensinamentos de Jesus através da sua demonstração, mesmo vivendo anos depois da vinda do nazareno. Paulo demonstrou um caminho para a verdade sobre a Vida, uma saída para o sofrimento humano. Lucas viu a realidade do que Paulo dizia e demonstrava, e o seu entendimento do quanto era importante que outras pessoas soubessem disso também é o que o manteve protegido e determinado em registrar e disseminar esse conhecimento, mesmo em um período tão perigoso da história humana. 

Maria Madalena (2018)

Compartilhar de uma única meta verdadeira, compreender absolutamente outra pessoa e assumir para si a missão de levar a verdade à todas as pessoas. No filme Maria Madalena, vemos a trajetória da personagem principal, interpretada por Rooney Mara, que se mostra alguém interessado em cuidar e ajudar os outros desde a primeira cena. Sabendo que a vida que o pai e o irmão queriam para ela não responderia à sua busca por uma conexão com Deus, ela encontra em Jesus um guia e um parceiro: o relacionamento dos dois mostra, precisamente, como é possível se relacionar a partir da nossa existência.  

0 0 vote
Article Rating
TAGS:

RECEBA A Coexiste.info no seu E-mail

.Conteúdos relacionados

Distanciamento social

Tão longe, tão perto

Tempo de Leitura: 7 minutos O distanciamento social tem sido uma grande oportunidade de reolhar os relacionamentos e entender onde as conexões acontecem. Não ter medo de mudar o que se pensa é o início desse processo

Leia Mais »
nós existimos

Sim, nós existimos. E precisamos considerar isso!

Tempo de Leitura: 5 minutos O encontro da realização, de um sentido e do propósito verdadeiro da Vida passa pelo contato com a nossa existência, mas nem sempre a gente pensa a respeito, ou nem conhece essa possibilidade. Agora chegou o momento disso ficar mais claro

Leia Mais »

.Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

5 filmes que te ensinam sobre a nossa existência

Encontramos no cinema obras que nos ajudam a olhar para a vida e a nossa realidade com outros olhos. Confira!
Leia mais

O que é a Mente

A Mente é o atributo do Espírito que coloca em ação a sua condição criativa.
Leia mais

Especial HackTown 2019

Nossa equipe esteve em Santa Rita do Sapucaí para trazer para você o que rolou de melhor em um dos eventos de inovação mais importantes do pais
Leia mais

O teatro como ferramenta de transcendência

A Coexiste Teatro une o treinamento da consciência existencial aos princípios das artes cênicas para que atores profissionais exerçam a sua função com máxima relevância.
Leia mais