7 livros que vão ajudar você a questionar a sua percepção

Foto: Artem Beliaikin / Pexels
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Tempo de Leitura: 4 minutos
Buscamos na literatura obras que trazem questionamentos sobre o funcionamento da percepção, o mundo e a sua relação com a consciência

A gente lida com certezas, a partir do que a gente percebe como nossos sentidos. Aquilo que a gente toca, ouve, vê, saboreia ou cheira confirma como as coisas são.  Junto com isso, as informações que a gente ouviu, estudou, aprendeu, acreditou, e interpretou também ajudam a determinar a nossa visão de mundo. Mas o quanto lidamos com os fatos como eles são, sem distorcer nada? E o quanto o que percebemos é a realidade?

Reunimos aqui uma lista de livros que falam sobre esse tema, de uma forma ou de outra, e nos ajudam a questionar  como funciona a nossa percepção e de que maneira ela é uma peça central na construção daquilo que chamamos de realidade

São obras de autores que já apareceram por aqui antes ou que lideraram estudos sobre essa relação para nos ajudar a entender melhor o que é o mundo. Confira a seleção abaixo: 

Todo Mundo Mente, Seth Stephens-Davidowitz (Atlas Book, 2018)

 

Seth Stephens-Davidowitz é economista e ex-cientista de dados da Google. No livro, ele explica como existe um gap entre aquilo que as pessoas falam sobre si mesmas e sobre o mundo e os fatos. Como ele descobriu isso? Através da própria ferramenta de buscas e do uso de dados de internet. Munido desse material, ele chegou a conclusão de que é possível saber o que as pessoas realmente pensam, querem e fazem e que, na verdade, todo mundo mente.

The Perils of Perception: Why We’re Wrong About Nearly Everything, Bobby Duffy (Atlantic Books, 2018) 

O livro de Bobby Duffy é referência quando o assunto é a percepção que temos do mundo. O professor da King’s College London, na Inglaterra, fez um estudo em mais de 40 países para mostrar como mesmo as pessoas mais bem educadas têm percepções erradas sobre o mundo que as cerca. De fatos básicos – será que estou ingerindo açúcar demais? – até os mais complexos – quanto custa criar um filho? -, o autor mostra como existe uma distorção dos fatos de forma cotidiana, principalmente quando o assunto é um que nos preocupa. 

Minha Grande Teoria de Tudo: DESPERTAR, Thomas Campbell (Lightining Books,2019) 

Na primeira parte da Trilogia Unificadora da Filosofia, Física e Metafísica, o físico Thomas Campbell explica as bases para o seu trabalho, que conclui que a realidade é virtual e subjetiva. Aqui, ele explica de que forma a física e a metafísica casam com a consciência, formando uma noção de realidade é meramente dedutiva. 

Eyes Wide Open: Overcoming Obstacles and Recognizing Opportunities in a World That Can’t See Clearly, Isaac Lidsky (TarcheerPerigeer, 2017)

O que você sentiria se perdesse a visão? Isaac Lidsky descobriu cedo que ficaria completamente cego, mas foi apenas quando isso aconteceu que ele se percebeu adquirindo uma visão mais verdadeira. No livro, ele explica como a nossa visão é obscurecida por experiências passadas e emoções, e as maneiras de contornar isso para viver com olhos mais abertos e tomar decisões mais conscientes. 

A Conexão da Consciência: Evidências Científicas Comprovam que Fazemos Parte de uma Mente Universal, Dr. Larry Dossey (Cultrix, 2018) 

Cada pessoa tem uma mente própria ou será que somos todos unidos em uma única mente? Essa é a premissa principal do médico Larry Dossey, que busca esclarecer o que significa ser humano, e de que forma a percepção e a consciência colaboram para essa compreensão. 

Você é o universo, Deepak Chopra e Menos Kafatos (Alaúde, 2017)

Será que o que você vive no seu dia a dia é mesmo a sua realidade? E, se não for, o que fazer? Neste livro, Deepak Chopra se une ao físico Menas Kafatos para uma conversa que combina a ciência e a espiritualidade e questiona o papel de cada um na construção da realidade em que vivemos. 

Eu Sei a Verdade e Meu Telefone é (11) 99831-3521, Kaw Yin (Coexiste Editora, 2012)

Esta obra procura refletir sobre algumas perguntas e afirmações como – O que é a verdade? A verdade é o que é. A verdade é o que não depende de nada para ser. A verdade é o que não muda. A verdade é a única correspondência perfeita com o fato. Como é possível ver um fato tal como é? Talvez seja melhor perguntar como é possível ver um fato tal como ele não é. Como seria possível ver o que não é? O que não é, não existe. Como seria possível, então, ver o que não existe? Como seria possível olhar para algo e usá-lo como referência para ver o que não é o fato? A única forma de fazer isso é imaginar. É gerar imagens a partir de uma invenção descompromissada com o que é de fato. 

TAGS:

RECEBA A Coexiste.info semanalmente no seu E-mail

.Conteúdos relacionados

Onde mudanças efetivas acontecem

Tempo de Leitura: 7 minutos A necessidade de mudança é um fato, e ela depende de consciência sobre quem somos e sobre como podemos fazer escolhas diferentes. A Coexiste tem trabalhado por isso e neste momento está abrindo novas turmas

Leia Mais »

.Deixe o seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
[adinserter block="1"]

5 filmes que te ensinam sobre a nossa existência

Encontramos no cinema obras que nos ajudam a olhar para a vida e a nossa realidade com outros olhos. Confira!
Leia mais

O que é a Mente

A Mente é o atributo do Espírito que coloca em ação a sua condição criativa.
Leia mais

Especial HackTown 2019

Nossa equipe esteve em Santa Rita do Sapucaí para trazer para você o que rolou de melhor em um dos eventos de inovação mais importantes do pais
Leia mais

O teatro como ferramenta de transcendência

A Coexiste Teatro une o treinamento da consciência existencial aos princípios das artes cênicas para que atores profissionais exerçam a sua função com máxima relevância.
Leia mais