Motivos Pra Ser Gentil é a demonstração da gentileza em forma de música

Coexiste Produtora
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Tempo de Leitura: 4 minutos
Koba explica como buscou colocar em versos e acordes o aprendizado de uma postura de entrega, de olhar para fora e de gentileza

“Eu gosto de ficar olhando pra você só pra te ver sorrir”. O primeiro verso da música Motivos Pra Ser Gentil, lançada pelo Koba e a Coexiste Music na madrugada de sexta-feira (19), é uma premissa do que vem por aí nos acordes e palavras seguintes. No momento em que o mundo mais parece precisar de gentileza, a sua demonstração vem em forma de música. 

A canção parece ter sido feita para a fase que vivemos agora, mas ela foi escrita em 2017, fruto de uma demanda: a Coexiste fazia, em março daquele ano, um Sarau da Gentileza, e Koba decidiu compor uma música sobre o tema para contribuir com o evento. Assim como Do Meu Quarto, foi também o resultado de um treino ao qual ele se dedica, há mais de cinco anos, como aluno da escola de consultoria existencial. 

Por isso, as motivações por trás da música são muitas, mas, em especial, ele buscou colocar em palavras o que vinha aprendendo quando se fala na demonstração de uma postura de olhar para fora de si mesmo e encarar os cenários que vive com outros olhos. 

“A música fala sobre coisas sutis. São coisas que foram muito aprendidas através de uma demonstração, de o quanto existe um jeito de olhar pras pessoas, e olhar para o mundo, e de falar sobre gentileza que é muito do lugar onde você olha para fora”, diz.

É por isso, inclusive, que a música acabou sendo lançada agora, em meio a uma pandemia de coronavírus e diante de uma situação tão extrema como o distanciamento social. Pode-se, inclusive, dizer que ela foi duplamente demandada, já que a decisão por lançá-la foi fruto de um observar do contexto, para pessoas que lembraram, nas redes sociais, dos tempos de Koba na Restart, e começaram a compartilhar o que sentiam com as músicas da banda e o que estavam sentindo naquele momento, todo o medo e insegurança que a situação global aflorou. 

“Quando você para para olhar alguém, para encontrar em alguém o motivo para fazer alguma coisa, que seja cantar uma canção, se você se abrir para encontrar na pessoa que está na sua frente o motivo para fazer algo para ela, isso torna você uma pessoa muito gentil e os seus atos acabam sendo dignos de muita gentileza”, conta ele. 

Uma música sobre entrega, entregue

No fim das contas, o que Motivos Pra Ser Gentil oferece é um lembrete de um lugar que todos buscam e gostam em si mesmos, o da gentileza, ao mesmo tempo que oferece um convite para as pessoas pensarem umas nas outras antes de agirem. É se colocar em uma postura de entregar ao mundo esse lugar de trânsito gentil, que é natural em todos. 

“Essa música só foi possível ser escrita a partir de eu ter visto isso acontecendo, o que faz parte desses anos de aprendizado, sobre o treino de encontrar esse lugar em conjunto e o reconhecimento de que isso faz a gente ficar bem mais em paz com nós mesmos. É verdade que eu sou gentil, a gentileza é uma sensação que todos se identificam, mas ela fica muito abafada por a gente estar pensando nas nossas coisas e não olhando para fora, para essa entrega a partir de alguém”, continua o músico. 

Koba explica, inclusive, que esse exercício de observação fez com que ele sentisse vontade de ser mais gentil e buscar firmar a sua mente nesse posicionamento, inclusive porque, segundo ele, o projeto Coexiste Music tem como objetivo tornar público um aprendizado. “Motivos Pra Ser Gentil acaba sendo o compartilhar de uma descoberta sobre respostas que, no fim, acabam falando sobre gentileza e sobre amor”.

Falando em aprendizado, para o músico esse é um ponto chave na jornada de reencontro da sua própria gentileza, porque é a postura mais aberta a aprender, sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo, que o permite ser mais gentil em seus gestos e ações. “A condição de aprendiz é muito nobre. Quando você se abre para aprender dentro de uma relação, você deixa a arrogância de lado e isso torna você muito gentil”, explica. 

Para ele, se colocar disposto a aprender também mudou a sua visão sobre relacionamentos, de forma que hoje ele sabe que tem algo a ser aprendido em todas as relações e que esse é um caminho bastante esperto para quem busca se conhecer melhor. 

“Quando você entra numa relação, numa conversa, achando que você sabe muito sobre um assunto, sobre qualquer coisa, você acaba se fechando para qualquer aprendizado e isso acaba inutilizando as suas relações”, reflete. “Ao passo que quando você se propõe a aprender com todas as relações você dá uma utilidade para todas elas.”

Uma entrega verdadeira é sempre gentil, e é possível sentir esse carinho em cada um dos versos da música, que termina com um conjunto de vozes das próprias fãs. Em uma das ações de lançamento, o músico pediu para que as pessoas gravassem a si mesmas cantando o refrão para usar nos segundos finais da música e percebeu, ali, como a transferência desse aprendizado é possível, o que torna a sua versão final ainda mais emocionante. 

“Foram mais de 170 pessoas que mandaram gravações. As pessoas estavam sentindo coisas muito incríveis, porque estavam fazendo uma coisa que não era por elas – elas estavam fazendo porque elas reconheceram a importância de uma mensagem. E, na hora de gravar, elas estavam fazendo algo que era por um projeto maior”, conta. 

“De alguma forma, eu acho que todo mundo tem isso dentro de si, tem um interesse que é sobre tudo, é um interesse sobre todos, não é um interesse pessoal, é um interesse que muitas pessoas fiquem bem. E eu acho que isso não é tão difícil de ser comunicado”, finaliza. 

Motivos Pra Ser Gentil já pode ser tocada nas principais plataformas de streaming. Clique aqui para ouvi-la no Spotify. 

0 0 vote
Article Rating
TAGS:

RECEBA A Coexiste.info no seu E-mail

.Conteúdos relacionados

Distanciamento social

Tão longe, tão perto

Tempo de Leitura: 7 minutos O distanciamento social tem sido uma grande oportunidade de reolhar os relacionamentos e entender onde as conexões acontecem. Não ter medo de mudar o que se pensa é o início desse processo

Leia Mais »

Como se adaptar a mudanças tão rápidas

Tempo de Leitura: 8 minutos Em meio a pandemia mudanças são constantes. O que era, não é mais. E como ficarão as coisas, também não sabemos. Estamos aprendendo a lidar com o que não está determinado. E acredite, essa é a chave para se adaptar rapidamente

Leia Mais »

.Deixe o seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

5 filmes que te ensinam sobre a nossa existência

Encontramos no cinema obras que nos ajudam a olhar para a vida e a nossa realidade com outros olhos. Confira!
Leia mais

O que é a Mente

A Mente é o atributo do Espírito que coloca em ação a sua condição criativa.
Leia mais

Especial HackTown 2019

Nossa equipe esteve em Santa Rita do Sapucaí para trazer para você o que rolou de melhor em um dos eventos de inovação mais importantes do pais
Leia mais

O teatro como ferramenta de transcendência

A Coexiste Teatro une o treinamento da consciência existencial aos princípios das artes cênicas para que atores profissionais exerçam a sua função com máxima relevância.
Leia mais