Música com propósito na sua real função

Foto: Acervo Coexiste
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Tempo de Leitura: 4 minutos
Coexiste Music lança o single O Cara Disse fazendo dessa arte uma ferramenta didática sobre felicidade

É meio-dia de um domingo ensolarado de julho. Um grupo de 300 alunos se reúne para um dos eventos mais importantes da escola de desenvolvimento consciencial em que estudam, a Coexiste. Alegria, carinho e gentileza são vistos em cada conversa, abraço, gesto. Estão todos em frente ao palco à espera da primeira apresentação ao vivo e oficial do single O Cara Disse, lançado nas plataformas no mesmo dia, e que terá trechos do clipe gravado durante o dia. . 

A música é velha conhecida dos alunos. Composta por Kaw Yin Yan Yin, artistas e fundadores da Coexiste, em 2000, ela é tocada na abertura e fechamento de algumas aulas que acontecem na escola, localizada no Alto da Lapa, em São Paulo, com voz e violão ao longo dos últimos dez anos. Nessa versão, a música já impressionava pela letra que fala sobre um novo jeito de olhar para vida e para o mundo. Agora, contagia pelo estilo, pelos arranjos, e pela soma dos instrumentos e vozes dos demais participantes do selo musical Coexiste Music: Gu Nogueira, Koba e Patrick, que também têm formação na escola. 

A Coexiste Music foi criada com a proposta de fazer da música uma importante ferramenta que lembra da nossa existência, e da unidade da vida e do amor – propósito que norteia todas as atividades da Coexiste. “Essa arte é poderosa e carrega consigo um potencial divino e nos inspira a nos entregar com gentileza, beleza e estética tudo que a música e as suas ferramentas nos permitem comunicar a todos os corações que compartilham a Vida com a gente”, explicam Kaw Yin e Yan Yin. 

Para isso, o selo reúne um grupo de artistas que têm a mesma proposta, e conta com um acervo de músicas autorais com esse conteúdo, que será lançado ao longo do ano. E é no relacionamento entre eles que isso é vivenciado. “Nosso estúdio é um laboratório musical onde nos juntamos e nos inspiramos para compor, produzir e ensaiar. Mas não somente músicas e arranjos, nós construímos este estúdio que é um pedacinho do céu. Usamos nosso relacionamento neste laboratório para vivenciar uma consciência existencial através da música”, afirma Kaw Yin. “É um lugar onde nós nos unimos. Unimos nossos corações para gerar notas musicais que cumpram o seu papel de levar a todos o quanto amamos a Vida”, completa Yan Yin.

 Essa informação está impressa em cada nota de O Cara Disse. No estilo que lembra o country norte-americano, a música conta com violão, banjo, baixo, piano, bateria, palmas e batidas feitas com os pés no chão de madeira do estúdio, além de um longo solo de guitarra. “A música O Cara Disse é um anúncio de uma mudança necessária para ser feliz”, explica Yan Yin. “Ela é uma declaração de que a liberdade é um fato, natural da vida. É uma vivência que já está rolando”, diz Kaw Yin. 

No palco

E na apresentação ao vivo, a sensação de alegria e unidade foi compartilhada pelos 300 alunos que esperavam ansiosamente. Ao entrar no palco, Kaw Yin e Yan Yin anunciaram o início de uma nova fase de mudança. A recepção foi tão grandiosa quanto a entrega ao ver o resultado de todo trabalho feito ao longo dos anos. “Pudemos assistir a concretização da Coexiste Music, que está entregando esse conteúdo na linguagem mais aberta que pode haver”, diz Aline, consultora existencial que está na Coexiste há 10 anos. “Foi muito legal ver a relação deles no palco, e a gente compartilhando aquela sensação”, diz Andreia Buendia, administradora de empresas e aluna da escola. “Essa música é muito alegre, divertida, e foi gostoso ver todo mundo curtindo aquilo!”, relata a publicitária Tatiana Almeida. 

Em vídeo

Duas semanas após a apresentação da música, a comoção invadiu as redes sociais, com o lançamento do clipe oficial. Em sete minutos, o vídeo conta a história do encontro de Kaw Yin e Yan Yin, do desenvolvimento do relacionamento verdadeiro entre eles e que resultou na Coexiste, até chegar nos dias de hoje. A gravação aconteceu no Paraíso Eco Lodge, localizado a 200 km da capital. 

Gerar aprendizado e mudança na mentalidade das pessoas com a finalidade de deixá-las mais próximas da verdade sobre a existência delas são premissas que acompanham todas as iniciativas da Coexiste, e a produção do clipe não foi diferente. A idealização do projeto teve como premissa ensinar sobre o lugar em que acontece um relacionamento verdadeiro. “Todo mundo deseja uma relação, mas ainda é muito fraco o que elas alcançam em termos de profundidade de relacionamento. E Kaw Yin e Yan Yin dedicam a vida a isso, e ensinam isso. E quisemos, no clipe, deixar isso desenhado para as pessoas: a sensação de um relacionamento verdadeiro, que é alegre, feliz, gostoso e muito inclusivo”, conta Patty Lima, Head da Coexiste Filmes e professora na Coexiste, e que desenvolveu a história junto com os participantes da Coexiste Music. 

A sensação ficou presente também durante a produção do clipe, entre a equipe que se envolveu nisso e que pode ser percebida no making off da produção. E as cenas captadas apenas registravam a relação que ali já acontecia. “As pessoas vão poder conhecer o que a gente faz. E é muito feliz compartilhar essa sensação com o mundo”, relata Kaw Yin na gravação. 

Toda essa produção e a estratégia de conteúdo amarrada por trás desse lançamento demonstra como a arte pode ser ponte para algo muito grandioso. E como diz a música, “depois que ouviu, não dá mais para desouvir. Depois que viu, não dá para desver”. Só cabe a nós agradecer e esperar pelos próximos lançamentos. 

TAGS:

RECEBA A Coexiste.info semanalmente no seu E-mail

.Conteúdos relacionados

.Deixe o seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
[adinserter block="1"]

5 filmes que te ensinam sobre a nossa existência

Encontramos no cinema obras que nos ajudam a olhar para a vida e a nossa realidade com outros olhos. Confira!
Leia mais

O que é a Mente

A Mente é o atributo do Espírito que coloca em ação a sua condição criativa.
Leia mais

Especial HackTown 2019

Nossa equipe esteve em Santa Rita do Sapucaí para trazer para você o que rolou de melhor em um dos eventos de inovação mais importantes do pais
Leia mais

O teatro como ferramenta de transcendência

A Coexiste Teatro une o treinamento da consciência existencial aos princípios das artes cênicas para que atores profissionais exerçam a sua função com máxima relevância.
Leia mais