O que é o sistema de percepção

Foto: Patrick Brinksman/ Unsplash
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Tempo de Leitura: 2 minutos
Os sentidos são programados para a confirmar o que você pensa e é assim que você se relaciona com o mundo, ou seja, você vê o que pensa sobre o mundo

Seus sentidos são diariamente inundados de informações e estímulos. O seu contato com o mundo se dá através dos cinco sentidos do corpo: visão, audição, olfato, paladar e tato.

Essa foi a única maneira que você conheceu de interagir com o mundo e todas as ocorrências dentro dele. Só que os sentidos são programados apenas para confirmar o que já está em sua mente, e não para te mostrar o fato como ele é. A percepção é uma máquina de interpretação, bastante elaborada e complexa, para que as conclusões que você tira sobre algo pareçam reais.

Conclusões são julgamentos, opiniões ou interpretações (são sinônimos) que emitimos a partir dos registros inconscientes, ou seja, a partir da memória, do passado.

Portanto, conclusões sempre serão uma distorção do fato, já que a memória é inconsistente, pois o que você registrou do seu passado, das suas experiências já foram uma interpretação do fato, baseada em conceitos também inconsistentes, inventados e determinados por uma cultura local. E mesmo que você tivesse visto e registrado o fato como ele é, também não serviria para avaliar/analisar uma situação presente, pois o que está sendo apresentado nos fatos atuais não contém os registros da sua memória, visto que são situações absolutamente novas. A mesma situação nunca acontece duas vezes.

Seus sentidos nunca registram os fatos como são, mas formam imagens, sons, aromas, sabores e sensações irreais no cérebro. Como assim, irreais? Isso mesmo, as imagens e cenas que você vê, sons que você ouve, cheiros, sabores e texturas que você sente, por exemplo, são desenhados pelo cérebro. Pesquisas mostram que as imagens que vemos em nossa mente são da ordem de 341,5 megapixels, sendo que a fóvea, principal estrutura fotossensível que capta elementos para a formação da imagem, capta apenas 7 megapixels. Como podemos confiar, então, que a imagem que é formada em nosso cérebro é confiável?

O local do olho onde a imagem se forma, a fóvea, tem resolução estimada de apenas 7 megapixels número inferior à qualidade das câmeras de celular de baixa resolução, e é ela que capta a imagem. “Como a visão humana produz uma imagem panorâmica de 341,5 megapixels, se nossos olhos geram apenas 7 megapixels com nitidez? Simples: o cérebro nos engana.” segundo a reportagem.

Pois, é… Realmente o que o cérebro monta e registra não é confiável. Nada do que a percepção nos mostra é confiável, o cérebro completa as imagens com elementos do inconsciente, edita sons, odores, sabores, toques, etc, com uma única finalidade: convencer você de que toda sua base de dados, seu sistema de crença faz sentido e que você está certo. O sistema de percepção trabalha de maneira a confirmar tudo o que você acredita e registrou na sua memória como sendo verdade. É uma tentativa de reproduzir no cérebro uma imagem a partir do que foi seletivamente percebido. Isso não é contato com o fato, é olhar para a imagem resultado dessa montagem.

RECEBA A Coexiste.info semanalmente no seu E-mail

.Outros conceitos

realidade

O que é Realidade

Tempo de Leitura: < 1 minuto Realidade é tudo o que, de fato, existe. O que não é real não pode existir pois o que não é real não tem as condições necessárias para existir e se manter existindo.

Leia Mais »

.Deixe o seu comentário

1

avatar
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Madalena serra
Visitante
Madalena serra

Está tudo perfeito , numa linguagem simples , de fácil acesso , um trabalho muito rico de informações que com certeza será uma ferramenta poderosa na elucidação da mente ! Parabéns a todos que se dedicaram para que esse conteúdo Esteja sendo entregue nesse momento , em que toda a humanidade , estão pedindo por socorro em meio a tantas aflições sem fim !
minha eterna gratidão ❤️

[adinserter block="1"]

5 filmes que te ensinam sobre a nossa existência

Encontramos no cinema obras que nos ajudam a olhar para a vida e a nossa realidade com outros olhos. Confira!
Leia mais

O que é a Mente

A Mente é o atributo do Espírito que coloca em ação a sua condição criativa.
Leia mais

Especial HackTown 2019

Nossa equipe esteve em Santa Rita do Sapucaí para trazer para você o que rolou de melhor em um dos eventos de inovação mais importantes do pais
Leia mais

O teatro como ferramenta de transcendência

A Coexiste Teatro une o treinamento da consciência existencial aos princípios das artes cênicas para que atores profissionais exerçam a sua função com máxima relevância.
Leia mais