4 visões sobre ser profissional que você terá que adotar para ser feliz

Foto: Lesly Juarez / Unsplash
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Tempo de Leitura: 4 minutos
Vamos olhar de perto para o que é ser profissional e porque essa é uma postura que vai muito além do ambiente de trabalho?

O que ser profissional significa para você? Em um mundo que muda dia após dia – e com a ideia mais presente de que a tecnologia vai revolucionar o que nós entendemos por trabalho -, talvez seja interessante pensar sobre profissionalismo com outro viés. 

O que significa ser profissional de verdade? E como essa postura se relaciona com o futuro? Pois bem, vamos pensar um pouco mais sobre isso com a ajuda destes pontos, levantados por Kaw Yin Yan Yin, aqui na Coexiste.

1.Um novo conceito de “profissional”

como ser profissional

“Quando nós falamos em profissionalismo, não estamos falando em profissionalismo somente na questão empresas, trabalho. Estamos falando em profissionalismo na vida, em todas as suas relações”, explicam os fundadores da escola

Existe uma maneira de se posicionar que extrapola aquilo que chamamos de trabalho – e de uma forma positiva. “Tem um jeito profissional de viver, é um jeito de fazer todas as coisas de uma forma realizadora, levando em conta os reais valores da vida”. 

Isso tudo significa que você tem uma visão precisa das situações que vive diariamente – primeiro, porque você ajusta a sua percepção para agir de acordo com o que você é de verdade e não o que você pensa ou acredita sobre si mesmo. Segundo, porque esse ajuste garante que você faça uma leitura dos cenários e da situação e compreenda o que acontece ali, buscando a ação mais exata para levar todos os envolvidos para essa mesma visão verdadeira de todas as coisas.

2.A visão é sempre uma de cuidado

O mundo corporativo, as empresas, as funções no mercado de trabalho são um lugar de atuação igual qualquer outro. Ele não exige um posicionamento diferente. Se você está quite com a essência dos seus atos, se age a partir de um lugar verdadeiro, a sua meta está no cuidado – e, se você quer cuidar de alguém, tanto faz o ambiente em que você está. 

A postura profissional independe do ambiente em que você atua, porque ela tem uma única meta, uma única função: ajudar aqueles que estão equivocados sobre si mesmos a lembrarem da verdade sobre a existência.

3.Você atende demandas – e não cria

Não é nenhuma novidade que o mundo pede coisas – um serviço, que seja um novo produto ou tecnologia. Quando você entrega ao mundo o que ele pede, você atende uma demanda. O profissional não adota esse processo de atender necessidades só no trabalho, mas o tempo todo, porque ele deixa de criar demandas próprias para servir às demandas do mundo que o cerca. 

O que isso significa? O seu senso de utilidade, o quanto você se considera e se sente útil, está intimamente ligado com o quanto você pensa em si mesmo e no que você precisa ou acha que é bom para você. Com esse olhar, você está gerando demandas pessoais, porque entra em todos os cenários procurando coisas para si. Aqui, ideias como “preciso de aprovação”, “preciso dar a minha opinião”, “tenho que mostrar serviço” são uma representação dessa mentalidade exigente. 

Em termos mais simples, você passa os seus dias olhando para as suas próprias necessidades e esperando que o mundo supra as suas carências. Uma postura profissional exige uma mudança de foco: você tira da frente o pessoal, para enxergar as demandas que estão diante de você; enxergando essas demandas, você, claro, as atende.

4.A meta é uma só

O verdadeiro profissional tem uma meta única. Um propósito certo que está ligado à realidade sobre a vida, sobre tudo e sobre todos, e que tem uma visão abrangente das demandas que precisam ser atendidas para que essa meta seja alcançada. 

É por isso que essa postura não está restrita ao ambiente de trabalho. Se você tem uma única meta – por exemplo, ser feliz -, ela vai permear todas as suas ações e terá um efeito sobre as suas decisões no dia a dia.

Com esse único propósito em mente, todas as situações são uma oportunidade de você estar mais perto do fim do caminho, e você passa a ver a utilidade de todas as cenas, e a sua abundância. Nisso, é claro como qualquer necessidade pessoal que você tenha será atendida por tabela, afinal, você está servindo a uma demanda verdadeira, e os que servem não ficam, jamais, desamparados. 

Nós sabemos que essa é uma visão bastante diferente do que é trabalhar e ser profissional, hoje em dia. Mas, ao mesmo tempo, sabe também que dar esse salto é importante para a forma como nos relacionamos e queremos nos relacionar com o mundo daqui para a frente. 

Se você quiser saber mais sobre esse assunto e olhar profundamente para o que é profissionalismo, pode cair de cabeça no programa A Verdade Está no Ar. São quatro edições que falam sobre esse tema e oferecem todas as bases para você entender melhor o que é esse posicionamento: 

TAGS:

RECEBA A Coexiste.info semanalmente no seu E-mail

.Conteúdos relacionados

.Deixe o seu comentário

2

avatar
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Andréia Buendia
Visitante
Andréia Buendia

Ah, como eu estou feliz com esse conteúdo!!!

Leonardo Fernandes Fagundes
Visitante
Leonardo Fernandes Fagundes

Que legaaal as sugestões de programa

[adinserter block="1"]

5 filmes que te ensinam sobre a nossa existência

Encontramos no cinema obras que nos ajudam a olhar para a vida e a nossa realidade com outros olhos. Confira!
Leia mais

O que é a Mente

A Mente é o atributo do Espírito que coloca em ação a sua condição criativa.
Leia mais

Especial HackTown 2019

Nossa equipe esteve em Santa Rita do Sapucaí para trazer para você o que rolou de melhor em um dos eventos de inovação mais importantes do pais
Leia mais

O teatro como ferramenta de transcendência

A Coexiste Teatro une o treinamento da consciência existencial aos princípios das artes cênicas para que atores profissionais exerçam a sua função com máxima relevância.
Leia mais