Estamos passando por um momento sem precedentes. Com a pandemia do novo coronavírus, o isolamento social virou uma necessidade para que a doença não se espalhe com velocidade maior – e como ficam as relações de trabalho e as necessidades básicas das pessoas quando todos precisam ficar em casa?
Pois bem, em seu podcast, Não Dá Pra Desouvir #29 – O mundo se adapta, mas não para, os fundadores da Coexiste, Kaw Yin e Yan Yin, explicam exatamente o que será necessário mudar, daqui para a frente, quando se fala sobre atender demandas.
De acordo com eles, a mudança pela qual estamos passando não é só em termos de rotina ou de hábitos, mas é uma mudança de cultura e de mentalidade. Tanto a forma como levamos os nossos dias, quanto relacionamentos, saúde física e emocional, valores, prioridades, a relação que temos com o dinheiro e a própria internet, tudo isso terá que ser reolhado, revisto e readaptado.
“Mas tem uma coisa”, diz Kaw Yin, ” que você vai ter que abrir a mente e se virar para adaptar: você vai ter que descobrir como continuar atendendo o seu cliente, atendendo a sua demanda, sem contato físico”.
Em meio à dúvida sobre a duração dessa pandemia, muitas questionamentos ficam no ar. E se essa mudança veio para ficar? E se essa mudança de mentalidade for definitiva? E se as pessoas realmente se acostumarem ao online e tudo o que ele oferece, em termos de relacionamentos, atendimentos e serviços à distância? O que vai acontecer com o seu trabalho? E com a sua empresa? Como ficam os seus colaboradores? E os seus fornecedores?
O que você vai fazer, afinal?
“Existe uma maneira de você continuar atendendo”, diz Yan Yin. “Você topa abrir a sua mente para encontrar essa solução? Todos nós estamos pensando nisso nesse momento, e, agora, é o momento de você abrir absolutamente a sua mente, desapegar de todos os conceitos antigos e ter a certeza que há um mundo totalmente novo e desconhecido pela frente e que a tecnologia está absolutamente a nosso favor. Você, agora, vai usar de toda tecnologia disponível para encontrar a solução para o seu negócio ou serviço”.
O momento, de acordo com os professores, não é de esperar que as coisas se resolvam sozinhas, mas encontrar uma solução viável.
“Esse é o momento perfeito para se inspirar e sinceramente encontrar um jeito de continuar levando o seu trabalho ao seu público ou até mudar totalmente de ramo”, continua Kaw Yin.
“O lance é ficar atento, com muita vontade de servir”, diz Yan Yin. “Servir é a chave de você encontrar essa nova solução. Com muita vontade de servir, na certeza de que somos todos úteis”.
Abrindo a mente para novas possibilidades, as pessoas encontrarão novos caminhos mentais – por isso é tão essencial agora desapegar de velhos conceitos e formatos.
“A decorrência disso é que a mente se abre para uma nova forma de pensar e amplia as suas perspectivas”, diz Kaw Yin.
Talvez não seja fácil ou tão simples quanto parece. Fazer essa mudança exige disponibilidade e dedicação. Mas a boa notícia é que não faltam informações e ajuda daqueles que já trabalham online, já treinam ou já se dedicam à isso há muito tempo. Aproveite o que há disponível.
Para saber mais, ouça o podcast completo abaixo: